sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Um ano sem Steve Jobs

A exatamente um ano o mundo perdia um dos maiores gênios da história da humanidade, Steve Jobs faleceu por conta de uma parada respiratória em decorrência do câncer. Jobs morreu no dia 5 de outubro de 2011 em sua casa na Califórnia, ele veio a falecer por volta da 15 horas (19 horas no horário de Brasília).

Veja sua trajetória:

                                                 Nascimento

Steve Paul Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955 na Califórnia. Steve era filho de Joanne Simpson e de Abdulfattah John Jandali, membro de uma proeminente família síria proprietária de poços de petróleo, empresas e propriedades agrícolas.

O casal decidiu que não iria se casar, e que iriam ceder o bebê para a adoção. O casal fazia questão de que o casal que fosse adotar o bebê tivessem pós-graduação, inicialmente o casal que iria adota-lo era um advogado e sua esposa, mas desistiram, pois queriam uma menina.

Então após a recusa, o bebê foi deixado com um mecânico chamado Paul Reinhold Jobs e com sua esposa Clara Hagopian Jobs, filha de imigrantes armênios. Mas Joanne não queria, pois o casal não tinha terminado o segundo grau, mas Paul assinou um compromisso de criar um fundo para enviar o menino a faculdade. Em 1958 o casal adota uma menina chamada Patty e se muda para a rua Diablo número 286


                                                    Juventude 



A atmosfera tecnológica adquirida por Palo Alto a partir dos anos 60 inspirou o jovem Steve a se aprofundar no campo da eletrônica, descoberta durante as horas passadas na garagem de casa.Durante o nono ano do ensino médio, Steve começa a visita a garagem do engenheiro Larry Lang, que o introduz no Clube do Explorador da Hewlett-Packard, um grupo de estudantes que reuniam-se semanalmente no refeitório da empresa. Em pouco tempo, Jobs consegue um emprego na empresa.

Durante seu colegial Jobs começa a fumar maconha e se aprofundar em atividades como música e literatura. Durante o último ano do ensino médio, Steve começa a frequentar as aulas de John McCollum, é nesse curso que ele conhece Stephen "Steve" Wozniak, que era irmão mais novo de um colega de Jobs na equipe de natação.

Ambos eram apaixonados por eletrônica e por " pregar peças". Um dos marcos desta dupla com o espírito "brincalhão" foi a criação de uma versão "Caixa Azul", um dispositivo que permitia a realização de chamadas de longa distância de graça, a partir da emissão de um som com frequência de 2600 hertz. O som com essa frequência servia como "chave de encaminhamento de chamada da rede telefônica". A dupla de amigos começou a vender o equipamento a 150 dólares.

O projeto da caixa azul deu certo, é verdade que os dois "zuavam" muito no início, mas depois o negócio tomou grandes proporções, aliás existe um boato de que Stephen tinha ligado para o Vaticano passando um tipo de "trote" para o papa João Paulo II, vai saber se é verdade?. Mas o projeto acabou depois que a dupla foi assaltada, por um falso cliente armado.

Jobs afirmava que, se não fosse as caixas azuis a apple nunca teria existido, pois eles aprenderam trabalhar juntos e reparar os problemas.

No verão de 72, Steve sai de casa para morar com Chrisann Brennan em uma cabana, nesta mesma época ele começa a fuma ácido. No final do mesmo ano ingressa na universidade Reed College em Portland, Oregon que cursaria formalmente apenas por seis meses. "Desistir foi a melhor coisa que fiz. Pude me dedicar às coisas que eu realmente queria fazer." disse anos mais tarde. 

Jobs em seu período acadêmico, começa a ler livros de espiritualidade e iluminação e começa a fazer dietas compulsivas. Steve não tomava banho andava descalço e devolvia garrafas de refrigerante para ganhar uns trocados. Aos domingos realizava caminhadas até o centro Hare Krishna para ganhar uma refeição quente.

1974 é o ano em que Jobs consegue um emprego na Atari. A empresa serviria de trampolim para que Jobs alcançasse a Europa e depois a Índia, onde faria uma jornada espiritual. Ao voltar em 1975, Steve seria responsável, junto com Wozniak, de uma versão de Pong (o primeiro videogame com lucro) para um jogador. Jobs ofereceu metade dos honorários a Wozniak. A história é famosa pois dez anos depois, Wozniak descobriu que Jobs pagou apenas metade do honorário e nenhum valor referente ao bônus pago pela economia de cinco chips.


                                                        Apple
 
 A Apple foi criada em abril de 76, para vender um computador criado por Wozniak meses antes da Apple. Jobs ficou fascinado com a funcionalidade do aparelho e decidiram fundar uma empresa. Jobs disse que decidiu por este nome, porque a maçã era o alimento que ele mais utilizava em suas dietas e ele tinha acabado de vir de uma fazenda de maçãs, além de segundo ele, ser um nome engraçado.


O primeiro grande lote, com 50 Apple I foi vendido à Byte Shop. Paul Terell, dono da longa de informática, ofereceu 500 dólares por computador se a Apple os entregassem totalmente montados. Após levantar 25 mil dólares para o empreendimento, Jobs instalou a equipe da Apple na garagem da sua casa, para começar a montar os computadores.

Logo após o apple I, vieram:

                                                             Apple II
                                                      
  A fonte de alimentação do Apple II foi outra revolução. Jobs queria evitar a necessidade de um ventilador e encomendou a construção de uma nova fonte ao engenheiro Rod Holt da Atari.

                                                           Apple Lisa

 O Apple Lisa foi concebido inicialmente como uma máquina de 2 mil dólares baseada em um microprocessador de dezesseis bits, em vez dos oito bits usados no Apple II. O projeto nasceu em 1979.

                                                           Macintosh

 O projeto Annie nasceu em 1979, fruto do desejo do engenheiro Jef Raskin de criar um equipamento simples, com tela, teclado e computador numa única peça e vendido por mil dólares. Raskin imaginava o computador pessoal como produto de massa, por isso trabalhava para baratear os custos.



                                                  Saída da Apple 
Em 24 de maio de 1985, Jobs saiu da empre em que fundou, pois os outros alegavam, que sua personalidade forte atrapalhava. Havia também fort cobrança a funcionários e parceiros. Agora o gênio estava fora.

                                                         NeXT 

 Logo após sua saída da Apple, Jobs criou o Next. Os computadores não foram um grande sucesso de mercado e saíram de linha. Mas o sistema operacional não. Conhecido como "Mach", o sistema possuía uma interface gráfica denominada "NexTStep", famosa por sua facilidade de uso e beleza. Com tanto sucesso assim, Jobs volta a Apple em 97, pois a Apple compre a NeXT.


                                                   Pixar e Disney

Jobs também produziu e criou filmes com a Disney e a Pixar os filme são: Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille, "Up, Altas Aventuras" e o mais recente "Carros 2"


                                       Como esta a Apple hoje em dia?
Muitos analistas vêem com positivismo o primeiro ano sem Steve Jobs, criador da empresa e criador do Ipod, Iphone, Ipad e o Macintosh. Exemplo a empresa lançou o Iphone 5 e um dia antes da morte de Jobs a empresa tinha lançado o Iphone 4s.


                                            Filme de Steve Jobs

Por enquanto não há muitas novidades sobre o filme, só se sabe que Aaron Sorkin roteirista de "A rede social" filme no qual ganhou o Oscar. Quem viverá Jobs nas telonas será Ashton kutcher.

É isso ae galera se gostaram do especial, de uma ano sem um dos maiores gênios que já tivemos, de um comentário ae, valeu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...