Essa é a foto do primeiro action figure da história, de 1964.
Veja mais abaixo:
A Hasbro que introduziu esse termo action figure em 1964 para lançar sua linha G.I. Joe. Naquela época não era usado esse termo para os brinquedos, era usado o termo "dolls" pelos norte- americanos, que eram bonecas ou animais de pelúcia que era direcionado apenas para meninas, então a Hasbro viu que tinha que fazer um termo direcionado apenas para os meninos.
A coleção de bonecos foram criadas por Stan Weston, a nas suas ideias era para ser uma linha de bonecos militares. Com os bonecos era possível trocar sua roupa e seu equipamento que poderia ser inclusos ou vendidos separadamente . A coleção de bonecos direcionado aos meninos tinham um principio, que suas brincadeiras tivessem como principal foco a ação por isso são chamados de 'action figure' ou 'action soldier', que eram heróis de guerra.
Essa versão de G.I. Joe só chegou ao Brasil em 1982 com os personagens menores passando para escala 1:18, os personagens que eram vendidos no Brasil não eram tao fieis quanto os originas vendidos nos EUA. As roupas dos personagens eram diretamente esculpidas e pintadas no corpo ao invés de serem removíveis. Os bonecos viam em caixas com artes que especificavam os personagens, nas caixas continham filecards diferentes para cada personagem contendo codinomes, habilidades especiais, detalhes biográficos de cada herói ou vilão, que também incluia os personagens genéricos os 'Cobra Troopers'.